Caracterização

Guia é uma freguesia portuguesa do concelho de Albufeira, distrito de Faro, com 26,80 km² de área e 4 376 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 163,3 hab/km². Confronta coms as freguesias de Albufeira e Ferreiras (Concelho de Albufeira), com a União de Freguesias de Algôs e Tunes e com a União de Freguesias de Alcantarilha e Pera (Concelho de Silves).
 
Compõem esta freguesia os lugares de Álamos, Amendoal, Assumadas, Ataboeira, Barrancos, Cortelhas, Cova da Areia, Fonte, Galé, Guia, Ilha da Madeira, Monte Juntos, Mouraria, Pedra de Escorregar, Poço das Canas, Salgados, Tavagueira, Vale da Ursa, Vale de Parra, Vale Rebelho e Vale Verde.
 
Esta freguesia apresentava, com base nos resultados do Instituto Nacional de Estatistica, Censos 2011, 4376 habitantes, embora exista uma elevada variação sazonal, devido ao número de visitantes que aqui se deslocam, especialmente na época balnear.
 
Para conhecer melhor a população da Freguesia consulte em baixo alguns dados estatísticos dos Censos 2011.
 
• População Residente Total - 4376
• População Residente Homens - 2148
• População Residente Mulheres - 2228
• População Presente Total - 4891
• População Presente Homens - 2439
• População Presente Mulheres - 2452
• Famílias - 1749
• Alojamentos  - 5459
• Edifícios - 3213
 
 
A partir de meados do século XIX verificou-se um desenvolvimento da economia graças à actividade piscatória na freguesia, tendo-se registado um aumento acentuado da exportação de peixe e de frutos secos..
 
No início da década de 1960, assistiu-se ao despertar para o fenómeno turístico, quando foi procurada por turistas internacionais, mas foi sobretudo com os ingleses que prosperou. Desde então, desenvolveu-se bastante a indústria hoteleira na freguesia.
 
O Concelho de Albufeira ocupa actualmente a primeira posição no ranking nacional dos concelhos com maior captação de impostos por habitante (1021,40€), ultrapassando os valores de grandes áreas como Lisboa e Porto. 
 
Atualmente, a Guia assume-se como um dos principais centros turísticos do país, oferecendo uma ampla costa com uma oferta de praias muito diversificadas entre si, tanto no que toca ao enquadramento natural, como em termos de ocupação e oferta turística. Aqui convivem ainda par a par com uma outra realidade:a das aldeias tranquilas, onde subsistem artes manuais como a azulejaria, o cobre talhado ou a tapeçaria de esparto, envolvidas por pomares de sequeiro com amendoeiras em flor.
 
ACTIVIDADES ECONÓMICAS: 
• Hotelaria
• Comércio
• Turismo
• Agricultura
 
ACESSOS
 
A Freguesia da Guia fica situada na estrada nacional EN125 , a noroeste de Albufeira., encontrando-se no sul de Portugal, no distrito de Faro, Concelho de Albufeira.
 
Para aqui chegar, pode utilizar várias opções, desde o comboio, carro, autocarro ou por avião, sendo que o aeroporto internacional de Faro situa-se a cerca de 38 km da  Freguesia.
 
Se vier de carro desde Espanha, deverá apanhar a auto-estrada Sevilla-Huelva (IV Centenário) que o levará até á fronteira com Portugal. Após isso deverá seguir pela auto estrada Via do Infante (A22) que o levará até á Freguesia da Guia. Dela saem estradas que vão para praias, vilas costeiras e aldeias no interior.
 
Se o seu meio de transporte é o avião, deverá saber que o aeroporto internacional de Faro é o mais próximo da nossa Freguesia, distando cerca de  38KM.
 
Caso tenha optado por vir de Comboio, a estação fica a cerca de 12km , na freguesia de Ferreiras.
 
Quer escolha chegar de avião, carro, comboio ou autocarro, será sempre recebido por um sorriso caloroso e acolhedor.
 
Padroeiro: Nossa Senhora da Visitação
 
A devoção a Nossa Senhora da Visitação originou-se entre os primeiros franciscanos. Trata-se de uma devoção totalmente inspirada no Novo Testamento, mais precisamente no Evangelho de São Lucas 1, 39-56. Quando o anjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a Mãe do Salvador, ele disse que Isabel, prima de Maria, já idosa, estava no sexto mês de gravidez por um milagre de Deus. Por isso, Maria foi às pressas até a região montanhosa da Judéia, à cidade de Aim Karim, para visitar Isabel. Daí o nome de Nossa Senhora da “Visitação”.




CIDADÃO PARTICIPATIVO


OCORRÊNCIAS

CONTACTOS ÚTEIS

LIVRO DE VISITAS

CÓDIGOS POSTAIS